Tecnologia & Tendências

Como a nova CIN reforça a cidadania e impulsiona a transformação digital na Segurança Pública

Tempo de Leitura:
Autor:
Redação Valid
Data de Publicação:

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é uma iniciativa inovadora que busca unificar os diversos registros de identidade em um único documento nacional, utilizando o CPF como identificador único.  

Até o momento, mais de 13 milhões de CINs já foram emitidas em todo o Brasil. A finalidade do documento é simplificar a identificação dos cidadãos brasileiros, promovendo maior eficiência e segurança nos processos que envolvem a identidade civil.

A transformação digital tem sido um pilar fundamental para modernizar diversos setores no Brasil, e na segurança pública não é diferente. Além de otimizar processos internos, a digitalização também reforça a cidadania ao facilitar o acesso a serviços públicos e garantir direitos básicos.

A CIN e a transformação digital na segurança pública: como as duas partes se conectam?

A integração da CIN às políticas de segurança pública representa um avanço significativo na forma como o Estado gerencia a identificação dos indivíduos. Desde o início do ano de 2024, esforços têm sido feitos para imprimir ao sistema uma dinâmica de eficiência, desburocratização e aproximação com a cidadania.

Com a implementação da CIN, os órgãos de segurança pública têm acesso a informações mais precisas e centralizadas, o que facilita a identificação e o rastreamento de indivíduos em diversas situações.  

A unificação dos registros impede que uma pessoa possua múltiplas identidades em diferentes estados, eliminando a fragilidade anterior em que um cidadão poderia ter até 27 registros distintos, um em cada unidade federativa.

Essa unificação contribui para a redução de fraudes e aumenta a eficácia das investigações policiais, fortalecendo a segurança pública como um todo.

A Segurança Pública investe na expansão da CIN para trazer eficiência ao serviço público

O Fundo Nacional de Segurança Pública é fundamental para financiar iniciativas relacionadas à segurança. Com a recente publicação da Portaria nº 685 do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, em 17 de maio de 2024, os recursos desse fundo agora podem ser utilizados pelos estados para a implementação da nova Carteira de Identidade Nacional em todo o Brasil.  

Com o financiamento assegurado, os estados podem investir na infraestrutura necessária para emitir o novo documento, que, desde 11 de janeiro, é de adoção obrigatória pelos estados e Distrito Federal, conforme o Decreto nº 10.977/22.

Assim, as duas partes se retroalimentam. Por um lado, o Fundo Nacional de Segurança Pública investe na expansão da CIN; por outro, a centralização das informações proporcionada pelo novo documento contribui para uma análise de dados mais eficiente e precisa. Isso é essencial na tomada de decisões e na rapidez de resposta em situações críticas.  

Investir na expansão da CIN é, sem dúvida, um investimento no futuro do país. Um compromisso com a modernização, a eficiência e, sobretudo, o respeito ao cidadão.

CIN como ferramenta de promoção da cidadania

Além dos benefícios para a segurança, a CIN é uma poderosa ferramenta de promoção da cidadania. Com a centralização das informações pessoais em um único documento digital, os cidadãos passam a gastar menos tempo buscando certidões ou certificados, já que o Estado possui esses dados armazenados.

A facilidade proporcionada pela CIN simplifica o acesso a diversos serviços públicos, como saúde e educação. Ao visitar um médico, por exemplo, o profissional de saúde poderia acessar informações como vacinas já tomadas ou doses de reforço pendentes, permitindo um atendimento mais eficiente e personalizado.

A CIN também reduz a burocracia, eliminando a necessidade de múltiplos documentos físicos, agilizando processos, melhorando a interação entre os cidadãos e o Estado e tornando os serviços públicos mais acessíveis e eficientes.

Valid impulsiona o avanço do Governo Digital no Brasil

A implementação da Carteira de Identidade Nacional representa um marco na transformação digital da segurança pública no Brasil. Ao unificar os registros de identidade e integrar-se aos sistemas de segurança, a CIN fortalece a cidadania, promove a eficiência na gestão de recursos e simplifica a relação entre o Estado e os cidadãos.

Ao lado dos Institutos de Identificação dos estados e do Distrito Federal, a Valid é a maior emissora de CIN no Brasil hoje. Até setembro de 2024, mais de 13 milhões de documentos foram emitidos, reforçando o compromisso do país com a modernização dos processos de identificação de pessoas.  

Conheça outras soluções da Valid para Governo Digital.  

cta gov digital valid.com

< Voltar

Destaques

Storytelling no Governo Digital: como de fato atrair a atenção dos cidadãos

Entenda a importância do storytelling no Governo Digital e compreenda como criar formas de se comunicar efetivamente com os cidadãos.
Leia Mais...

Cartão Multibenefícios inova na distribuição de benefícios sociais em Vinhedo, SP

Cidade no interior de São Paulo está transformando a maneira como a assistência social chega à população. Saiba mais.
Leia Mais...

Design centrado no usuário e Governo Digital: o que é e quais os benefícios para os cidadãos?

Entenda relação entre design centrado no usuário e Governo Digital e compreenda porque este conceito é fundamental para o serviço público digital.
Leia Mais...