na Mídia

Saiba quais locais se destacam no ranking de competitividade em gestão pública em 2024

Florianópolis (SC) e São Paulo (SP) são, respectivamente, a cidade e o Estado com mais competitividade no Brasil em 2024 em levantamento que avalia o resultado da gestão pública implementada por governos locais em áreas como segurança, educação, segurança pública, finanças, entre outras. A capital catarinense, conhecida como “Ilha da Magia”, ocupa a primeira posição no ranking pelo segundo ano consecutivo, estando no "Top 10" em quatro dos 13 pilares avaliados. Já o Estado de São Paulo é o mais competitivo do país pela 13° vez.

Os dados são do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com Seall e Tendências Consultoria, que analisa pilares estratégicos para avaliar o desempenho dos estados. Os documentos foram divulgados nesta quarta-feira (21).

Estados

No ranking dos Estados, a segunda e terceiras posições, atrás de São Paulo, estão Santa Catarina e Paraná. Os piores resultados foram identificados principalmente na região Norte e Nordeste, com Roraima e Amapá ocupando as últimas posições. O Acre, que ocupou o último lugar em 2023, subiu para a 25ª colocação, com melhora em 6 pilares.

De acordo com o levantamento, o Estado de São Paulo, além de ocupar a primeira colocação no ranking geral, também foi destaque, na primeira posição, nas áreas de Infraestrutura, Inovação e Educação. Nos pilares de Sustentabilidade Ambiental e Segurança Pública, o Estado ocupa a segunda e quarta posições, respectivamente, com perda de posição nos pilares de Solidez Fiscal e Sustentabilidade Social (menos uma posição cada), Potencial de Mercado (menos seis posições), Eficiência da Máquina Pública (menos oito posições) e Capital Humano (menos duas posições).

Municípios

No ranking dos municípios, Florianópolis (SC) foi seguida por São Paulo (SP) e Vitória (ES). Os últimos lugares foram ocupados por Belford Roxo (RJ) e Cametá (PA). As maiores mudanças no ranking foram registradas em Rio das Ostras (RJ), que saiu da 375ª para a 217ª posição. Por outro lado, Varginha-MG foi o município que mais perdeu posições, caindo da 59ª para a 228ª colocação.

Esta edição do ranking das cidades analisou a situação de 404 municípios, envolvendo cidades com recorte populacional superior a 80 mil habitantes.

Leia a matéria completa no Valor Econômico

< Voltar

Destaques

Sudeste tem nove entre os 15 municípios mais competitivos do Brasil; veja se o seu está na lista

Região Sul também está entre as mais competitivas do país, com seis posições no ranking. Dados são do Centro de Liderança Pública (CLP).
Leia Mais...

Golpes com reconhecimento facial: como acontecem e como se proteger

Veja como os criminosos costumam agir e o que fazer para não sofrer prejuízos
Leia Mais...

Detran-DF adota IA para coibir fraudes na emissão de CNH

Detran-DF adota sistema com IA para evitar fraudes nas provas da CNH. Solução da Valid usa câmeras, biometria e análise em tempo real
Leia Mais...