na Mídia

ABRID passa a compor o Comitê Consultivo da Estratégia Nacional de Governo Digital

O Comitê Consultivo da Estratégia Nacional de Governo Digital (CC-ENGD), instituído por meio da Portaria MGI nº 9.682, de 23 de dezembro de 2024, é uma instância consultiva da governança da Rede GOV.BR para o acompanhamento e proposições acerca da Estratégia Nacional de Governo Digital

Um destaque importante na recente formação do CC-ENGD é a definição da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID para compor o Comitê Consultivo.

O resultado foi divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em 11 de abril, após a ABRID ter sido selecionada na fase anterior em primeiro lugar para integrar o Comitê, representando o setor produtivo, conforme a Portaria MGI Nº 9.682, de 23 de dezembro de 2024, que regulamenta o Decreto Nº 12.069, de 21 de junho de 2024.

Para Célio Ribeiro, presidente-executivo da ABRID, a nomeação reafirma o compromisso da associação com um governo mais moderno, seguro e centrado no cidadão:

“Vamos colaborar com experiência técnica e visão de futuro para o desenvolvimento de políticas públicas que impulsionem a transformação digital com foco em eficiência e cidadania. Estar neste Comitê significa dar continuidade à missão da ABRID, agora em uma instância de relevância nacional”.

Responsabilidades e Atribuições

O CC-ENGD tem a responsabilidade de orientar e acompanhar a implementação da Estratégia Nacional de Governo Digital, promovendo a articulação entre órgãos públicos, setor privado, academia e sociedade civil, evitando esforços duplicados e ampliando o impacto das iniciativas. Seus membros, selecionados através de um processo seletivo, desempenham um serviço público relevante, de caráter não remunerado. O Comitê atua como fórum permanente de debate e alinhamento institucional, reunindo os principais atores do desenvolvimento digital brasileiro.  

A presença da ABRID reforça a importância de integrar a experiência do segmento de identificação à agenda digital do país, contribuindo para soluções que priorizem o cidadão e fortaleçam a confiança nos serviços públicos eletrônicos.

Composição dos Membros

O Comitê Consultivo é formado por representantes de diversos setores, garantindo uma visão ampla e diversificada sobre a transformação digital do governo. Além do MGI – Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e demais órgãos do Governo Federal, também farão parte do CC-ENGD as seguintes entidades: Adm. Pública Estadual e Distrital, Adm. Pública Municipal, Setor Privado, Comunidade Científica ou Acadêmica e Sociedade Civil (atuação em transformação digital). O mandato dos membros é de 2 anos, com a possibilidade de uma recondução por igual período.

Leia a matéria completa no CryptoID

< Voltar

Destaques

Governo de Minas triplica a emissão da Carteira de Identidade Nacional nas UAIs e chega a 15 mil vagas diárias

Prazo para agendamento e tempo médio de atendimento foram reduzidos; serviço está disponível nas 57 unidades do estado
Leia Mais...

Sudeste tem nove entre os 15 municípios mais competitivos do Brasil; veja se o seu está na lista

Região Sul também está entre as mais competitivas do país, com seis posições no ranking. Dados são do Centro de Liderança Pública (CLP).
Leia Mais...

Golpes com reconhecimento facial: como acontecem e como se proteger

Veja como os criminosos costumam agir e o que fazer para não sofrer prejuízos
Leia Mais...