na Mídia

Implantação da CIN avança e abre caminho para digitalização

Com o potencial de integrar dados dos cidadãos em uma única plataforma digital, o novo documento de identidade promete modernizar a relação entre governo e população, facilitando o acesso a serviços públicos e privados. Embora ainda esteja em fase inicial de implementação, as possibilidades que o documento oferece começam a se desenhar à medida em que sua adoção se expande.

A aposta é que a CIN permita ao governo uma visão mais detalhada das necessidades da população ao longo de toda a sua vida, desde o nascimento até o óbito, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas mais direcionadas e baseadas em dados precisos.

Além de representar um avanço na otimização dos serviços, a CIN é vista como uma ferramenta essencial para a inclusão digital no Brasil. Uma identidade unificada pode gerar impacto econômico significativo, já que a falta de uma identificação consolidada pode impedir o país de adotar novas soluções tecnológicas e oferecer novas classes de serviços.

O impacto econômico relacionado à implementação da CIN também é um ponto de grande expectativa. De acordo com o estudo O Custo Brasil da Identificação (CBI), realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Brasil perde mais de R$ 100 bilhões anualmente devido à ausência de uma identidade única. A CIN tem o potencial de reverter esse cenário, aumentando a eficiência, reduzindo fraudes e beneficiando tanto o setor público quanto o privado.

Ilson Bressan, CEO da Valid, empresa de soluções de identificação segura para pessoas, jornadas e transações, ressalta que "a transformação digital no governo é a chave para economizar dinheiro e usar dados para construir políticas públicas mais eficientes. Quando o governo utiliza melhor seus recursos, temos menos fraude e serviços públicos de maior qualidade, o que beneficia o cidadão."

O Brasil está apenas no início dessa jornada de transformação digital, e a implementação da CIN faz parte de uma estratégia de longo prazo que visa modernizar o país e facilitar o acesso a serviços de forma mais eficiente e segura. O governo tem como meta ampliar gradualmente o alcance, e a expectativa é que, nos próximos anos, todos os brasileiros estejam conectados neste sistema.

Mais informações sobre como a CIN pode transformar o dia a dia dos brasileiros, reduzindo fraudes e tornando o acesso a serviços mais ágil e seguro, podem ser encontradas no Panorama geral: o papel da CIN na sociedade digital, produzido pela Valid com os insights e aprendizados do Congresso da Cidadania Digital.

Leia a matéria completa o site O Globo

< Voltar

Destaques

Sudeste tem nove entre os 15 municípios mais competitivos do Brasil; veja se o seu está na lista

Região Sul também está entre as mais competitivas do país, com seis posições no ranking. Dados são do Centro de Liderança Pública (CLP).
Leia Mais...

Golpes com reconhecimento facial: como acontecem e como se proteger

Veja como os criminosos costumam agir e o que fazer para não sofrer prejuízos
Leia Mais...

Detran-DF adota IA para coibir fraudes na emissão de CNH

Detran-DF adota sistema com IA para evitar fraudes nas provas da CNH. Solução da Valid usa câmeras, biometria e análise em tempo real
Leia Mais...